- 2009-05-26 Sobre a
Entrega Final e o Relatório (OpenGL)
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O relatório e a entrega final do trabalho de OpenGL estão
cada dia mais próximos...
E vão surgindo algumas questões ...
- Na avaliação final TODOS os tópicos que foram
enumerados nos guias para os laboratórios vão ser
novamente analisados e classificados.
- A entrega final deve ter um package / instalador / directoria pronta
para a execução do jogo, sem qualquer pressuposto sobre o
que possa estar instalado no sistema de teste (cuidado com o glut e
directorias).
- 2006-07-21 Repostas
dos Exames...
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A criatividade das respostas ao exame de 2ª época honrou
todo o historial passado. Mas, desta vez, pareceu que valia a pena
deixar registados para a posteridade todos os "feitos" dignos de
imortalidade.
Nesta resenha, permitimo-nos alterar um pouco o fraseado original por
forma a preservar o (constitucional) direito ao anonimato e,
simultaneamente, empregar uma linguagem mais precisa e própria
de tão dignos feitos científicos.
Estes estão agrupados por tema, como é de rigor.
Trigonometria RIP
Se triplicarmos o valor da relação de aspecto (quociente
da altura pela largura) da janela de uma câmara virtual, sem que
a largura da referida janela seja alterada, significa que a altura
será então três vezes maior, logo o ângulo de
abertura vertical terá que ser três vezes maior.
Cuidado com as alterações
A alteração que se tem de alterar... (resto da resposta
omitido por razões óbvias).
Havia muito calor naquele dia...ou
Interfaces hápticas já
A introdução da atenuação
atmosférica no modelo de iluminação local de Phong
permite adicionar efeitos como os de calor...
Novo modelo revolucionário de atenuação
atmosférica
Para introduzir o efeito de atenuação atmosférica
para modelar a absorção em profundidade dos raios
luminosos que atravessam um meio semitransparente (como o ar) no
modelo de iluminação local de Phong, basta introduzir um
coeficiente de atenuação atmosférica que
será o expoente ao qual deverá ser elevada a
expressão do modelo de iluminação local de Phong,
por forma a reduzir o aliasing.
Mais atenuação atmosférica... (cuidado com
a CMVM)
... a esta extensão chama-se especulação e serve
para dar mais realismo...
Para preencher um polígono...
... só é necessária uma linha de varrimento cuja
valor de y é incrementado de dy em cada iteração.
...com 6 lados dos quais 3 são horizontais (e, consequentemente,
não devem ser considerados) necessitamos apenas de 3 linhas de
varrimento.
Um método de sombreamento interpolado...
... interpola as normais das facetas que concorrem num dado
vértice.
... calcula as normais das cores.
Exemplo de um método de sombreamento interpolado
Radiosidade progressiva.
- 2005-03-16
Várias coisas sobre perguntas, fotos e laboratórios
-
Perguntas, perguntas e mais perguntas. Já pensaram
que é muito natural que a dúvida ou pergunta que
têm já tenha sido posta e, eventualmente, respondida? Onde
é que isso está?
No Forum de CG, naturalmente, se não andar por aqui.
Há quem ainda não tenha entrega a foto para o
verbete do grupo de laboratórios. Pois é, se querem
saber que notas tiveram, é melhor entregarem a foto.
- Laboratórios
Há muitas coisas a dizer sobre os laboratórios.
Leiam com calma que aqui há muito para ler (e meditar).
Relatórios e métodos de trabalho: há
pessoas organizadas e pessoas desorganizadas e a vida não tinha
sentido se fossem todas organizadas. Mas ...para fazer o
relatório vai ser naturalmente necessário ter imagens do
que foi feito em todas as aulas e, provavelmente, os ficheiros .pov de
cada coisa feita. É aqui que os expeditos e muito rápidos
que usaram o mesmo ficheiro desde a primeira aula vão ficar
atrapalhados. Se querem que vos diga, vão guardando um
histórico do que forem fazendo. Quando chegar a altura de fazer
o relatório vão ver que é mais fácil.
- Coberturas, telhados e quejandos: há muitas formas
de exercerem a vossa criatividade com polígonos, malhas e
malhas. Desenganem-se pois os que pensam que só há uma
solução. Mas não esqueçam que, para um
telhado de 4 abas, só é necessário definir 5
pontos.
Buracos na parede por onde passa a luz: não
são extraterrestres que vos vêm buscar! Não
é um remake dos Encontros Imediatos do 3º Grau! Nem
é a Twilight Zone! É uma coisa que não tem a
dimensão certa. Corrijam-na se a conseguirem descobrir!
Cúpula transparente no meio do claustro na aula 3:
(não é a pirâmide do Louvre) pesquisem propriedades
dos materiais para obterem uma imagem que se pareça o mais
possível com a do enunciado. Experimentem, tornem a experimentar
e sigam este conselho: não façam "copy-and-paste" de
características de materiais dos ficheiros que vêm com o
POV-Ray porque não "dá". Pensem!