Exercícios Resolvidos

Compostos Moleculares


1- Descreva a estrutura molecular do benzaldeído, C6H5CHO, indicando (i) ângulos de ligação aproximados, (ii) tipos de ligação (iii) hibridações dos átomos (iv) e, se existirem, o número de orbitais deslocalizadas e de electrões que as ocupam.



Discuta detalhadamente a miscibilidade do benzaldeído, C6H5CHO, em benzeno, C6H6.
O benzaldeído é uma molécula polar com elevada polarizabilidade. Apresenta todas as forças de van der Waals (Keesom, Debye e London) sendo as forças de London as forças mais importantes. O benzeno é uma molécula apolar; apresenta apenas forças de London, que são intensas dada a elevada polarizabilidade do benzeno. Entre as moléculas de benzaldeído e benzeno estabelecem-se forças de Debye (fracas) e forças de London intensas uma vez que ambas as moléculas são muito polarizáveis. O balanço é favorável, ou seja, as forças intermoleculares na mistura são comparáveis às dos compostos puros logo  a entalpia de mistura deve ser próxima de zero; como a entropia de mistura é sempre positiva os dois líquidos devem ser miscíveis.


m. dipolar
Keesom
Debye
London
Lig. Hidrogénio
C6H5CHO
#0
+
+
+++
-
C6H6
=0
-
-
+++
-
C6H5CHO + C6H6
-
+
+++
-


2- Descreva a estrutura molecular do cloreto de vinilo, CH2CHCl, indicando (i) ângulos de ligação aproximados, (ii) tipos de ligação (iii) hibridações dos átomos (iv) e, se existirem, o número de orbitais deslocalizadas e de electrões que as ocupam.

 


Não há ligações ou orbitais  pi deslocalizadas.

Discuta detalhadamente a miscibilidade do brometo de vinilo, CH2CHBr, em hexano, CH3CH2CH2CH2CH2CH3.
O brometo de vinilo é uma molécula polar. Apresenta todas as forças de van der Waals (Keesom, Debye e London) sendo as forças de London as forças mais importantes. O hexano é uma molécula apolar; apresenta apenas forças de London. As polarizabilidades dos dois compostos são comparáveis. Entre as moléculas de brometo de vinilo e hexano estabelecem-se forças de Debye (fracas) e forças de London. O balanço é favorável, ou seja, as forças intermoleculares na mistura são comparáveis às dos compostos puros logo a entalpia de mistura deve ser próxima de zero; como a entropia de mistura é sempre positiva os dois líquidos devem ser miscíveis.


m. dipolar
Keesom
Debye
London
Lig. Hidrogénio
CH2CHBr
#0
+
+
+++
-
CH3(CH2)4CH3
=0
-
-
+++
-
CH2CHBr  + CH3(CH2)4CH3
-
+
+++
-


3- Descreva a estrutura molecular do ácido acético, CH3COOH, indicando (i) ângulos de ligação aproximados, (ii) tipos de ligação (iii) hibridações dos átomos (iv) e, se existirem, o número de orbitais deslocalizadas e de electrões que as ocupam.


Não há ligações ou orbitais  pi deslocalizadas.

Discuta detalhadamente a miscibilidade do ácido acético, CH3COOH, em etanol, CH3CH2OH.
Ambas as moléculas são polares, apresentam ambas todas as forças de van der Waals (Keesom, Debye e London). Ambas apresentam ligações de hidrogénio. Entre elas estabelecem-se todas as forças de van der Waals (Keesom, Debye e London) e ligações de hidrogénio. O balanço é favorável, ou seja, as forças intermoleculares na mistura são comparáveis às dos compostos puros logo a entalpia de mistura deve ser próxima de zero; como a entropia de mistura é sempre positiva os dois líquidos devem ser miscíveis.


m. dipolar
Keesom
Debye
London
Lig. Hidrogénio
CH3COOH
#0
+
+
+++
+++
CH3CH2OH
#0
+
+
+++
+++
CH3COOH  + CH3CH2OH
+
+
+++
+++

Próximo Home