Passageiros do vôo AC143 aprendem a importância das unidades
Em 23 de Jullho de 1983 o vôo 143 da Air Canada com destino a Edmonton ficou inesperadamente sem combustível a uma altitude de 8 000 m. Apenas a perícia do piloto salvou a tripulação e os 61 passageiros de morte certa ! O que correu mal ???
Não havia fuga de combustível nem qualquer problema no motor: o avião tinha sido abastecido com uma quantidade insuficiente de combustível em Montreal, a cidade de partida do voo. E a razão de tal calamidade foi simplesmente um problema de unidades...
A equipa de manutenção encarregue de abastecer o avião em Montreal descobriu que o indicador do nível de combustível dos tanques não funcionava e mediram manualmente o nível de combustível nos dois tanques, 62 e 64 cm a que corresponderia, de acordo com o manual do avião, 3758 L e 3924 L, respectivamente, ou seja um total de 7682 L nos dois tanques. Para efectuar o vôo seriam necessários 22 300 kg de combustível. Como existiam 7 682 L nos depósitos era necessário converter este volume em massa para calcular o volume de combustível a abastecer.
E esta conversão foi o problema... A equipa de manutenção usou nos cálculos o valor 1.77 para a massa volúmica do combustível. Assim seriam necessários 4 916 L de combustível. Mas ninguém se preocupou em confirmar as unidades da massa volúmica ! O governo canadiano promovia à altura (louvavelmente) a adopção do sistema métrico (SI) e esta mudança de sistema de unidades devia ter sido melhor acompanhada, pelo menos no que diz respeito às linhas aéreas ! O valor 1.77 usada para calcular o volume de combustível em falta é a massa volúmica do combustível em libras por litro e não kg/L. Em SI a massa volúmica do combustível é 803 kg/m3 ou 0.803 kg/L !!!
As contas da equipa de manutenção que quase mataram os passageiros e tripulantes do vôo 143
7 682 L x 1.77 = 13 597 kg de combustível a bordo
22 300 kg necessários - 13 597 kg a bordo = 8 703 kg de combustível a adicionar
8 703 kg / 1.77 = 4 916 L de combustível a adicionar
As contas que a equipa de manutenção deveria ter feito
7 682 L x 0.803 kg/L = 6 169 kg de combustível a bordo
22 300 kg necessários - 6 169 kg a bordo = 16 131 kg de combustível a adicionar
16 131 kg / 0.803 kg/L = 20 163 L de combustível a adicionar
Ainda acham que as unidades não são importantes ???