Voltar Teoria Página Principal Biomédica, MEFT

Polinucleotídeos: ADN

Nota: Se entrou nesta página directamente,  para a visualizar  precisa do  ChemScape Chime plug-in  se o seu OS é Windows ou Mac.
Depois de instalar o plugin Chime, sobre o modelo molecular; Left Click roda a molécula;  Shift +  Left Click amplia e com Right Click acede ao menu.

Pode verificar aqui se apreendeu os conceitos básicos introduzidos nesta página

 Bases e acúcares

As bases azotadas

Nas tabelas seguintes são indicadas as bases azotadas presentes no ADN e ARN. As bases ligam-se às riboses pelos azotos indicados a azul na figura.

Purinas

Adenina

Guanina

 

 

Pirimidinas

Citosina

Timina (ADN)

Uracilo (ARN)

citosina

timina

uracilo

 

Açúcares

Os açúcares reagem com o grupo fosfato nas posições  posição  3' e/ou  5'  (representada a verde) por uma reacção denominada reacção de esterificação, em que é eliminada uma molécula de água. A base azotada reage com o açucar na posição 1'  (a azul).

Ribose (ARN)

Deoxiribose (ADN)

 

 

 Nucleótideos

Purinas
Deoxiadenosina-5'-fosfato Guanosina-5'-fosfato

 

Pirimidinas
Deoxicitidina-5'-fosfato Deoxitimidina-5'-fosfato

Os polinucleótidos são obtidos por  reacção de condensação (esterificação) dos nucleótidos, em que o grupo -OH na posição 3' de um nucleótido reage com o fosfato de outro nucleótido.

polinucleótido

Estrutura

Pares de bases azotadas no ADN

Na dupla hélice de ADN não é possível o estabelecimento de ligações de hidrogénio entre bases pertencentes à mesma família por razões estereoquímicas. Os pares purina-pirimidina apresentam dimensões semelhantes mas o par A-G é demasiado volumoso e as distâncias entre o par T-C  demasiado grandes para o estabelecimento de ligações de hidrogénio.  Assim, uma purina liga-se sempre a uma pirimidina. Por outro lado, as ligações de hidrogénio que é possível estabelecer nos pares  adenina/citosina e guanina/timina são muito fracas, pelo que a adenina se liga sempre à timina e a guanina à citosina. Estas interacções definem um par de bases azotadas. Só existem dois pares de bases azotadas no ADN em que a principal diferença estrutural entre os dois pares reside no número de ligações de hidrogénio estabelecidas em cada par: duas ligações de hidrogénio no par A-T e três ligações de hidrogénio no par G-C.  Esta especificidade nas ligações de hidrogénio entre as bases evita que ocorram mutações no ADN.

Ligações de Hidrogénio entre pares de bases azotadas


Adenina - Timina

Guanina - Citosina

 



Guanina - Timina

 




Adenina-Timina (A-T)
Guanina-Citosina (G-T)
A-ADN
B-ADN
Z-ADN



Sequência ou estrutura primária de um fragmento de ADN. As guaninasnuma cadeia complementam-se com citosinasna segunda cadeia e as adeninas com timinas  ligadas por  ligações de hidrogénio.


 
A mesma sequência em que o esqueleto de açúcares e fosfatos aparece a roxo, e as bases no código acima indicado.





Página Principal Biomédica, MEFT Voltar Teoria