2009-05-26        Sobre a Entrega Final e o Relatório (OpenGL)
 
O relatório e a entrega final do trabalho de OpenGL estão cada dia mais próximos...
E vão surgindo algumas questões ...
- Na avaliação final TODOS os tópicos que foram enumerados nos guias para os laboratórios vão ser novamente analisados e classificados.
- A entrega final deve ter um package / instalador / directoria pronta para a execução do jogo, sem qualquer pressuposto sobre o que possa estar instalado no sistema de teste (cuidado com o glut e directorias).
 
 
2006-07-21        Repostas dos Exames...
 
A criatividade das respostas ao exame de 2ª época honrou todo o historial passado. Mas, desta vez, pareceu que valia a pena deixar registados para a posteridade todos os "feitos" dignos de imortalidade.
Nesta resenha, permitimo-nos alterar um pouco o fraseado original por forma a preservar o (constitucional) direito ao anonimato e, simultaneamente, empregar uma linguagem mais precisa e própria de tão dignos feitos científicos.
Estes estão agrupados por tema, como é de rigor.
 
Trigonometria RIP
 
Se triplicarmos o valor da relação de aspecto (quociente da altura pela largura) da janela de uma câmara virtual, sem que a largura da referida janela seja alterada, significa que a altura será então três vezes maior, logo o ângulo de abertura vertical terá que ser três vezes maior.
 
Cuidado com as alterações
 
A alteração que se tem de alterar... (resto da resposta omitido por razões óbvias).
 
Havia muito calor naquele dia...ou
Interfaces hápticas já

 
A introdução da atenuação atmosférica no modelo de iluminação local de Phong permite adicionar efeitos como os de calor...
 
Novo modelo revolucionário de atenuação atmosférica
 
Para introduzir o efeito de atenuação atmosférica para modelar a absorção em profundidade dos raios luminosos que atravessam um meio semitransparente (como o ar)  no modelo de iluminação local de Phong, basta introduzir um coeficiente de atenuação atmosférica que será o expoente ao qual deverá ser elevada a expressão do modelo de iluminação local de Phong, por forma a reduzir o aliasing.
 
Mais atenuação atmosférica... (cuidado com a CMVM)
 
... a esta extensão chama-se especulação e serve para dar mais realismo...
 
Para preencher um polígono...
 
... só é necessária uma linha de varrimento cuja valor de y é incrementado de dy em cada iteração.
 
...com 6 lados dos quais 3 são horizontais (e, consequentemente, não devem ser considerados) necessitamos apenas de 3 linhas de varrimento.
 
Um método de sombreamento interpolado...
 
... interpola as normais das facetas que concorrem num dado vértice.
 
... calcula as normais das cores.
 
Exemplo de um método de sombreamento interpolado
 
Radiosidade progressiva.
 
 
 
2005-03-16        Várias coisas sobre perguntas, fotos e laboratórios
 
Perguntas, perguntas e mais perguntas. Já pensaram que é muito natural que a dúvida ou pergunta que têm já tenha sido posta e, eventualmente, respondida? Onde é que isso está?
No Forum de CG, naturalmente, se não andar por aqui.
 
Há quem ainda não tenha entrega a foto para o verbete do grupo de laboratórios. Pois é, se querem saber que notas tiveram, é melhor entregarem a foto.
 
Laboratórios
Há muitas coisas a dizer sobre os laboratórios. Leiam com calma que aqui há muito para ler (e meditar).
 
Relatórios e métodos de trabalho: há pessoas organizadas e pessoas desorganizadas e a vida não tinha sentido se fossem todas organizadas. Mas ...para fazer o relatório vai ser naturalmente necessário ter imagens do que foi feito em todas as aulas e, provavelmente, os ficheiros .pov de cada coisa feita. É aqui que os expeditos e muito rápidos que usaram o mesmo ficheiro desde a primeira aula vão ficar atrapalhados. Se querem que vos diga, vão guardando um histórico do que forem fazendo. Quando chegar a altura de fazer o relatório vão ver que é mais fácil.
 
Coberturas, telhados e quejandos: há muitas formas de exercerem a vossa criatividade com polígonos, malhas e malhas. Desenganem-se pois os que pensam que só há uma solução. Mas não esqueçam que, para um telhado de 4 abas, só é necessário definir 5 pontos.
 
Buracos na parede por onde passa a luz: não são extraterrestres que vos vêm buscar! Não é um remake dos Encontros Imediatos do 3º Grau! Nem é a Twilight Zone! É uma coisa que não tem a dimensão certa. Corrijam-na se a conseguirem descobrir!
 
Cúpula transparente no meio do claustro na aula 3: (não é a pirâmide do Louvre) pesquisem propriedades dos materiais para obterem uma imagem que se pareça o mais possível com a do enunciado. Experimentem, tornem a experimentar e sigam este conselho: não façam "copy-and-paste" de características de materiais dos ficheiros que vêm com o POV-Ray porque não "dá". Pensem!