1. Instalação

.......................1.1. Requisitos

2. Menu Principal

.......................2.1. Novo jogo

.......................2.2. Guardar/restaurar

.......................2.3. Estatísticas

.......................2.4. Rankings

.......................2.5. Tutorial

.......................2.6. Ajuda

3. Área de jogo

.......................3.1. Identificador de jogo

.......................3.2. Temporizador

.......................3.3. Indicador do nível de dificuldade

.......................3.4. Botões de Jogo

.............................................3.4.1. Sugestão

.............................................3.4.2. Passo

.............................................3.4.3. Solução

.............................................3.4.4. Desfazer

.............................................3.4.5. Recomeçar

.............................................3.4.6. Imprimir

4. Opções

 

1. Instalação

Para instalar o programa basta extrair o conteúdo do ficheiro de instalação para uma pasta à sua escolha.

De seguida para executar o programa basta abrir o ficheiro \www\index.html a partir da pasta para onde foi extraído.

.......................

1.1.   Requisitos

Para correr o programa recomenda-se a utilização da última versão do browser Firefox ou qualquer outro browser de última geração.

O programa não foi testado exaustivamente com outros browsers, no entanto é sabido que o seu funcionamento não é correcto em versões do Internet Explorer anteriores à 7.0.

 

 

 

 

2.   Menu Principal

 

2.1.   Novo jogo

Se deseja jogar um novo problema de Sudoku é aqui o sítio por onde deve começar. Terá à sua disposição 3 métodos para começar um novo jogo:

·         Começar um jogo aleatório, de acordo com a dificuldade escolhida, que varia entre muito fácil (1 estrela) e muito difícil (5 estrelas)

·         Começar um tabuleiro de jogo específico, se conhecer o seu identificador de jogo.

·         Introduzir um tabuleiro personalizado – Esta opção é particularmente útil caso pretenda jogar a um tabuleiro que apenas tem em papel.

 

2.2. Guardar/restaurar

Aqui poderá:

·         Guardar o estado actual do tabuleiro que está a jogar.

·         Restaurar um estado que tenha guardado previamente.

 

2.3. Estatísticas

Aqui poderá consultar os dados estatísticos referentes a todos os jogos já realizados por si.

 

2.4. Rankings

Aqui poderá consultar uma listagem dos jogadores com as melhores pontuações obtidas até ao momento.

 

2.5. Tutorial

Aqui poderá aprender toda a informação que necessita sobre “Sudoku”, desde as origens e história do jogo a regras e métodos de jogo avançados.

 

2.6. Ajuda

Aqui poderá aprender como utilizar o sistema “Sudoku, um assistente de jogo”, terá acesso in-game a uma cópia exacta do manual de jogo.

 

 

3.   Área de jogo

 

 

3.1.   Identificador de jogo

Número único para cada tabuleiro de jogo, se anotar este número poderá utilizá-lo quando quiser como parâmetro em novo jogo para poder voltar a jogar ao mesmo tabuleiro.

 

3.2.   Temporizador

Tempo decorrido desde o inicio do jogo actual.

 

3.3.   Indicador do nível de dificuldade

Indicador gráfico do nível de dificuldade do jogo actual

·        1 Estrela – Muito Fácil

·        2 Estrelas – Fácil

·        3 Estrelas – Médio

·        4 Estrelas – Difícil

·        5 Estrelas – Muito Difícil

 

3.4.   Botões de Jogo

3.4.1. Sugestão

Dá uma sugestão ao jogador de acordo com as opções definidas em “Ajudas”

3.4.2. Passo

Coloca aleatoriamente um número correcto no tabuleiro.

3.4.3. Solução

Apresentação uma solução de acordo com as opções definidas em “Soluções”

3.4.4. Desfazer

Desfaz a última jogada efectuada.

3.4.5. Recomeçar

Recomeça o Tabuleiro desde o início.

3.4.6. Imprimir

Imprime o Tabuleiro em papel.

 

 

4.Opções

          

 

Aqui é possível alterar dinamicamente, durante o decorrer do jogo todas as opções relativas a:

·        Input – Forma como os números são introduzidos no tabuleiro

·        Ajudas – Tipo de ajudas disponibilizadas com o botão Sugestão

·        Conflitos – Forma visual com os conflitos são apresentados no ecrã.

·        Solução – Forma como a solução é apresentada com o botão Solução